Democracia Radical & Experimento Institucional é uma análise das teses progressistas de Roberto Mangabeira Unguer, intellectual brasileiro, professorda Harvard Law School e ativista politico comprometidocom projetos e transformação do Brasil.

O autor, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, tem explorado a obra de Mangabeira Unger nos cursod que leciona e nos textos que vempublicando. A partir das reflexões sistematizadas em teses por Mangabeira e nelas baseado, Arnaldo aprecia e alavanca problemas e indagações referents à história das instituições democráticas, às estruturas constitucionais do governo, à reorganização da política eleitoral, ao conceito e à proteção dos Direitos Fundamentais, à proteção da sociedade civil, às finanças públicas, ao sistema tributário, a um importante projeto de reforma do sistema produtivo e ao direito de propriedade alcançando um significado para a attitude progressista no mundo contemporâneo. O convite que Magabeira recebei por parte do Presidente Lula para colaborar com um projeto de longo prazo para o Brasil, bem como sua importância para as Ciências Sociais, dispensam qualquer outra apresentação.

A Obra Democracia Radical e Experimento Institucional: comentáriosao sumário de teses progressistas de Roberto Unger colabora com a verticalização dos problemas presentes, com vista no futuro, que entre nós sempre se fez desesperadamente ausente.